BECAUSE THIS IS MY FIRST LIFE (2017)

País: Coréia do Sul
Episódios: 16
Rede: tvN
Sinopse: Nam Se-Hee é um homem solteiro no início dos anos 30. Ele escolheu não se casar. Ele possui sua casa, mas ele deve muito à sua hipoteca. Yoon Ji-Ho é uma mulher solteira no início dos anos 30. Ela não possui uma casa, e desistiu de namorar devido a suas lutas financeiras. Yoon Ji-Ho começa a viver na casa de Nam Se-Hee, ambos tornaram companheiros de casa.

PERSONAGENS

O dorama é formado por três casais. O casal principal formado pela Ji Ho e Se Hee e dois casais secundários, Soo Ji – Sang Goo e Ho Rang – Won Seok. Eu amei demais o elenco feminino (Ji Ho, Soo Ji e Ho Rang), elas são amigas desde a adolescência, então temos muitas cenas de interação forte das três e que funciona muito bem. Irei falar melhor dos personagens a seguir, sigam-me os bons!

Yoon Ji-Ho: Sabemos que mulher sofre, agora mulher em dorama sofre o triplo. Praticamente Ji ho foi expulsa de casa, pois o seu irmão folgado engravidou uma moça e precisava da casa para poder criar a criança. O pai de Ji Ho deu o maior apoio já que iria chegar o seu netinho, alias, ele deu a péssima ideia da Ji Ho morar com o casal, com certeza ela ficaria no escanteio, se bobear, ajudando a criar o pequeno, por isso compreendi perfeitamente sua atitude de pegar o beco daquela casa.
Pesquisando, ela consegue achar um apê, mas não esperava que o dono fosse o Se Hee, então fica naquele dilema de “fica ou não fica nesta casa”, ela até consegue sair de lá, mas algo sempre a fazia voltar para aquele apartamento. O famoso clichê de dorama, a protagonista pobre e negligenciada pela família e ainda sem teto que precisa de uma casa, emprego e que acaba encontrando um boy pelo caminho.

Nam Se-Hee: O personagem do Lee Min Ki lembrou muito o Sheldon. Ele é introspectivo, possui um pensamento lógico, comportamento social um tanto peculiar, até a sua linguagem segue um padrão. O print que tirei resume tudo, olha isso.


Esse mudinho é o bastante, ele não busca nada mais que isso, isto é, se manter nessa zona de conforto é o sonho dele. Eu o entendo perfeitamente, meio que sou Nam Se-Hee versão paraense também, só que sem emprego, sem casa própria, sem gato, mas a parte do gato até que pulo.

Woo Soo Ji: Apesar de sua imagem loucona, é a mais sensata do trio e também quem carrega mais senso de humor. Na verdade, ela é a amiga dos sonhos - pulso firme, engraçada, sensata, compreensiva, independente e sincera. Esom deu uma personalidade ótima para a sua personagem que praticamente rouba a cena em algumas ocasiões.


Ma Sang-Goo (CEO MA): Não tinha visto nada de especial em Ma Sang Goo no começo. Na verdade, eu pensava que ele era aquele personagem que só existia para não deixar a Soo Ji chupando dedo no final, mas no decorrer do dorama, eu queimei a minha língua e bonito. Ele é uma pessoa companheira, doce, divertida e carinhosa. Eu quero homem desse na minha vida, CEO MA, saranghae.

Yang Ho Rang: No trio de amigas é a personagem que menos gostei, em minha opinião. Ela parece àquelas personagens histéricas, controladoras e mimadas que tem em vários dramas (é esse copia e cola de personalidade que as vezes me incomoda). Ela namora o Won Seok há sete anos e tem o sonho de se casar.

Sim Won-Seok: Demorei a acostumar com esse novo personagem do Kim Min-Suk. Ele estava no elenco de Age of Youth 2 fazendo par com a “general” e um shippe desse é difícil de esquecer, vamos combinar! Em “Because this is my first life”, ele faz o mesmo personagem ingênuo e fofo, a diferença que agora ele tem o seu próprio negócio, mesmo que não esteja obtendo sucesso.

ENREDO

Relacionamento de Se Hee e Ji Ho

Eu expliquei o estilo de vida do Se Hee anteriormente, mas tem um “porém” nesta história que me limitei a dizer, o nosso Sheldon versão coreana está endividado, logo, precisa de um inquilino para ajudá-lo a pagar a dívida mega enorme advinda do apartamento, eis que por obra do destino, Ji Ho vira sua inquilina. Ji Ho, desempregada e sem lar, precisa de um lar bem barato e acolhedor até arranjar um emprego e engatar na sua carreira de escritora.
Sabemos que ambos tem os seus interesses, mas apostar no casamento como o caminho para a solução de seus problemas de moradia é surreal. Apesar de ser difícil compreender como daí poderia surgir o casamento, o drama te explica de tal forma que você acaba comprando esta ideia e entende a razão de ambos se casarem, mesmo que dure por alguns episódios.
A iniciativa foi de Nam Se-Hee que viu a pessoa ideal em Ji Ho. Não se engane, ele tem um olhar técnico, a pessoa ideal seria aquela que preenche todos os requisitos, isto é, quem cuidaria dos seus maiores bens: o gato e a casa. Ela é uma pessoa única tanto que ele disse que só propôs o casamento, porque era a Ji Ho, a inquilina ideal, a que não proporcionaria despesas, dor de cabeça e amor. Pode parecer que eu esteja descrevendo Se Hee como alguém frio, mas o drama prova o oposto ao longo dos episódios.
Depois de acertado o contrato, hora de anunciar o casamento aos familiares, não é? Na cenas em que ocorre o jantar entre a família do noivo e da noiva, a família de Se Hee era só elogios para Ji Ho e sempre dizendo que iria tratá-la como uma verdadeira "filha", (Tava mais para uma escrava!) mas foi na pausa do jantar que acontece no episódio cinco que Se Hee soltou algo que me deixou pensativa.


O fato de Ji Ho ser formada e desempregada favoreceu para que a família dele aceitasse o casório, ou seja, ser formada significaria que ela seria uma esposa “educada” e ser desempregada significaria que ela teria tempo para “cuidar” de seu filho. Um exemplo de dona do lar: fina, bela e recatada. Eu posso está viajando na maionese, mas uma esposa ideal para a classe média coreana seria uma mãe instruída, passiva e dependente do marido!
Apenas a Senhora Kim Hyun Ja (mãe de JiHo) que demorou a aceitar o casamento. Hyun Ja é definida como a mãe que geralmente não expressa muito suas opiniões. Infelizmente, a Hyun Ja era uma mãe sem voz, mas não se devia a sua personalidade, mas ao ambiente patriarcal em que estava inserida. Ela sabia bem desta realidade e tinha receio que o casamento proporcionasse a mesma vida para a sua filha. A mãe "sem opinião" é a personagem mais sábia do drama com toda certeza, graças a Kim Sun Young que é uma bela atriz e que foi agraciada com um papel jus ao seu talento.
Ah.... Outra coisa, eu amo a atitude de Se Hee em deixar a Ji Ho livre, falo no sentido dele deixar bem claro que o casamento não irá compor um obstáculo na vida dela, além de dizer que os dilemas de Se Hee são decididos por ela, sem interferência de seus interesses. 
Casamento não é prisão na visão de Se Hee. Por mais pessoas assim.

Relacionamento de Won-Seok e Ho Rang

Peguei ranço da Yang Ho-Rang no começo do dorama, pois parece aquelas personagens choronas e escandalosas que se aborrecem quando algo não vai de contra aos seus interesses. Odeio gente assim! Como disse, o sonho dela é casar, criar vários filhos, virar uma dona do lar, mesmo. Nada contra, aliás, quem somos nós para interferir nos sonhos de outras pessoas? Sigo a filosofia de que somos donos das nossas próprias vontades, mas o que incomodava era que ela não era direta, sempre deixava isso no ar, dando dicas e esperando uma atitude de Sim Won-Seok, sendo que a incomodada era ela. Uma gastura sem dó.
Eu sei que o namorado dela era leso por não perceber isso, mas se a incomodada era ela, porque não falou diretamente? A diaba ficou cinco episódios se lamentando que ele não a entendia, mas o Won Seok não tem o poder de ler mentes, meu povo. Uma conversa franca e direta não iria fazer mal, principalmente quando o assunto é casamento, mas deu a entender que ela não fez isso, pois esperava que a iniciativa fosse dele devido ao seu papel de HOMEM.
Com muita enrolação, é feita a proposta de casamento. Diante desta nova fase, Won Seok se desfaz de seu empreendimento para ser empregado em outra empresa. Sabemos que a empresa não estava indo bem, mas, partia o coração ver o quanto foi difícil para Won Seok abandonar o empreendimento criado com tanta expectativa e empenho, enquanto Ho Rang estava realizada com o noivado e dizendo aos quatros ventos que não precisava mais de emprego, pois seria dona de casa.


Teve uma cena em que o meu ranço pela Ho Rang diminuiu e na metade do dorama não tinha mais argumentos para julgar ambos os lados, a minha reação foi mais para consolá-los do que me aborrecer com o casal. 

Relacionamento de Soo Ji e CEO Ma

Que casal amureco, hein. Sem frescuras, sem enrolação, e com muita pegação. Ahh... Por que os melhores personagens são os secundários? Mas nossa Soo Ji não era a mulher maravilha, ela tinha suas fraquezas, seus próprios problemas, por sorte, ela tinha o CEO MA, o ser amoroso que nas melhores horas soltava um conselho certeiro e ainda servia de cobaia para as gororobas que a pequena fazia.


CONCLUSÃO

Because this is my first life é um dorama engraçado, cativante e singular, transformou os clichês em espaços para debater pontos como assédio sexual, preconceito de gênero e casamento. O drama apostou em 3 casais, pena que apenas 2 funcionaram, mas ambos os casais são tão magníficos que recomendo Because this is my first life com toda força do meu ser. O que aprendi com o drama?

 "Eu não acho que o casamento é sagrado. Amor é o que é sagrado"


Disponível no Kingdom Fansubs e no Mahal Dramas Fansub
Céu Asiático
Céu Asiático

O blog Céu Asiático é o cantinho para indicação de doramas e de tudo que é viciante no mundo asiático. Por favor, não deixem de acompanhar as novidades do blog.

Um comentário:

  1. Obrigada pela resenha, gostei muito desse drama, escolheram bem o ator principal, tenho um certo problema de aceitação com relação a atriz principal (Jung So-min), é uma opinião totalmente pessoal e muito questionada kkk ... ela é o tipo de atriz que não muda a interpretação, nem expressão, independente do papel que realize, ela é sempre a mesma e isso acaba cansando, vi alguns trabalhos dela e sinceramente quando vejo algum lançamento seu, busco muito por resenhas para ver se vale a pena assistir a mesma atuação dela já repetida em todos os outros trabalhos. Porém mesmo sabendo que era ela a protagonista desse drama, arrisquei assistir e gostei muito do drama, ela (... sem novidades).

    ResponderExcluir