Quero finalizar essa lista antes do final do ano! Já adianto que será o último especial de música por aqui. Eu sempre gostei de acompanhar mais as novidades musicais asiáticas do que filmes e doramas (é mais cômodo para mim), mas também noto que não tem público.
Sei lá, sempre busco pesquisar mais músicas para vocês e o máximo que tive foi um comentário realizado no começo do ano. Isso tira forças de qualquer um. Bem, se der, farei resenhas de dramas em 2021, nada de K-POP, por enquanto. Bora pra lista:
1. DawnDidiDawn - Dawn ft. Jessi
Desde que o Dawn estava no Pentagon, notava que ele se destacava, e neste comeback, fica nítido os atributos que o faz se tornar tão especial no cenário K-POP. Ele segue fielmente a vibe que alguns rappers tentam imitar, o do style G-Dragon. Chega a ser assustador o quanto ele lembra o líder do BigBang, o quanto isso sai de forma natural.
Sabemos que, na Coréia, o G-Dragon é muito popular, a YG tentou o impossível para replicar, em seus outros idols, os elementos que sua galinha de ouro possuí e apresenta no palco. Sabemos que foi uma tentativa sem êxito.
O ano 2020 mostrou que esta fórmula de sucesso ainda se mostra válida e tem um representante fortíssimo. Em "DawnDidiDawn", Dawn mostrou o seu gingado associado a uma música farofa que para ficar ainda melhor, só bastava soltar um "Uau, Fantastic Baby" no refrão.
2. Why Not? - Loona
Girlgroup salvando 2020, os maiores hits vieram delas.
Já tivemos bons conceitos no K-POP, um dos melhores foi a de "Alien". Sério, esse cabelo azul só não supera o ruivo da Park Bom em "can't nobody".
4. Wings - So!Yoon (Se So Neon) x Phum Viphurit
Foi montado um grupo que dificilmente daria errado. Eu sou muito fã da Jessi e da Lee Hyori, e não tenho nada a reclamar sobre o talento e a competência das outras integrantes. O que dizer? "Don't Touch Me" fez jus ao peso do grupo.
6. I can't Stop Me - Twice
Winner começou como um grupo "renegado" pela YG, era nítido o favoritismo que o Papa YG tinha pelo IKON (pelo menos, nos primeiros anos dos grupo). Anos depois do debut, Winner estourou com "Really Really" e quando pensava que seria só divulgação e reconhecimento nos comeback's posteriores, tive a sensação que o grupo retornou ao poço do flop. O que é uma pena, pois MINO é um enorme talento dentro da empresa.
"Run Away" é só a amostra do fantástico álbum "Take", um dos melhores do ano. Destaco que "Ok Man" merecia MV, então eu lembro que estamos falando da YG e deixo de criar muitas expectativas.
8. So Beautiful - DPR IAN:
9. Gotcha - Park Jihoon
10. MMM - Treasure
Não conhecia Treasure, tanto que fiquei em choque ao ver que é um grupo da YG. Sabe, eles não tem uma vibe que a empresa sempre apostou nos grupos masculinos, MAS, fiquei imensamente feliz por saber que eles representam um grupo fora da curva.
A música "MMM" ressuscitou o que anda faltando nos grupos masculinos atuais de K-POP: Mais ousadia. Não falo de coreografias complexas, falo de músicas e danças marcantes, o kpopeiro macaco velho sabe o que é. Quem não lembra da dancinha de Mona Lisa do MBLAQ? Eles não precisaram fazer um duplo twist carpado para chamar minha atenção e ser lembrado ainda hoje, não é?
Sei que a dança de Treasure é complexa, mas, entenda que o que faz "MMM" ser bom é a sedução básica com direito a slow motion feitas por esses meninos. Só o K-POP transforma algo tão brega e apelativo em uma tática perfeita de vendas.
11. Dancing In The Rain - Lacuna
O indie rock coreano é um gênero musical que precisa ganhar mais atenção, é uma bandeira que levanto sem medo de estar equivocada.
12. Breath - Got7
É triste saber que a empresa JYP entrega tantos singles icônicos para Twice e para GOT7 é o resto do resto. Depois de "If You Do" - um single de 2015 - "Breath" se mostra mais uma música de qualidade, o problema foi a espera pra isso, será que é preciso mais 5 anos, JYP?
13. Mmmh - Kai
Teve tanta coisa boa neste período que "Mmmh" acabou sendo ofuscado, em minha visão. É boa, tanto que não se encontra nesta lista a toa, todavia, tenho certeza que não estarei mais escutando essa música em breve.
15. Uru - Break
16. Image - Da-iCe
17. Entertainer - I Don't Like Mondays
Outra felicidade é poder indicar música brasileira aqui. Um R&B de qualidade!
A nossa Coréia do Sul ainda precisa passar por algumas transformações sociais para entregar algo com tanta versatilidade e representatividade que o pop brasileiro está entregando agora. A música brasileira só fica mais rica com "Tua Voz", "Suplicar" e "Radar".
Espere pela lista de dezembro. Beijos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário