O sorriso deixou seus olhos (2018)




FICHA TÉCNICA


Gênero: Drama, Suspense, Mistério e Romance.

Episódios: 16

Exibição: 2018

Transmissão da rede: tvN

Idioma: Coreano

País: Coreia



Sinopse: 


Jin Gook é um detetive veterano de homicídios, o único consolo em sua vida é sua irmã mais nova, Yoo Jin Kang. Ele a venera e a protege como se fosse um pai.

Quando Jin Gook começa a investigar o suicídio de uma estudante, ele não consegue evitar o pressentimento de que um conhecido da estudante, Kim Moo Young, pode ter sido responsável por sua morte. Moo Young trabalha em uma cervejaria coreana, mas ele parece ter um lado obscuro. Quando Moo Young conhece Jin Kang e eles começam a desenvolver um relacionamento, Jin Gook fica determinado a impedir esse relacionamento. Mas será que Jin Gook conseguirá proteger Jin Kang quando ela mais precisar?





Resolvi assistir esse drama por indicação de uma amiga e antes de iniciar ela já me alertou que era uma história complexa, que ela não indicava para qualquer pessoa porque tinha um protagonista problemático com atitudes para lá de duvidosas e que havia um relacionamento tóxico com as pessoas que se envolviam e diante disso tudo não era para eu esperar por um final feliz. Afinal toda ação tem uma consequência e precisamos pagar por nossas escolhas, certas ou erradas. 


E foi com esse alerta que comecei a assistir 'O sorriso deixou seus olhos', claro que com um título potente como esse já nos questionamos o que esperar antes de apertar o play. Demorei para de fato me envolver com a série, achei o ritmo um pouco parado, apesar de já nos primeiros episódios termos a investigação de um assassinato. Mas como sou dorameira persistente, insisti!


Logo de início somos apresentados ao Kim Moo Young, um rapaz misterioso, com um ar de perigo que demoramos, e muito, para decifrar. É difícil se envolver e ter simpatia pelo protagonista. Ele não demonstra emoções e suas ações parecem ser sempre calculadas com o objetivo de brincar com o sentimento dos outros, não se importando com as consequências.


Kim Moo Young trabalha em uma cervejaria e por conta do trabalho acaba conhecendo uma artista rica e muito bonita de nome Baek Seung-A  com quem ele acaba se envolvendo. Fica evidente que o interesse na moça é apenas um jogo para ele, já a moça se apaixona perdidamente e termina um noivado acreditando que terá um futuro com Moo Young.





Jin Kang é melhor amiga de Seung-A e fica incomodada com o relacionamento de sua amiga com Moo Young, pois Jin Kang percebe que Moo Young é um rapaz sem sentimentos e que apenas está brincando com Seung-A. Jin Kang deixa claro não gostar do rapaz e não confiar nele. Com o decorrer da história Jin Kang acaba se sentindo atraída por Moo Young uma vez que seus caminhos vivem se cruzando pois seus respectivos trabalhos tem uma parceria juntos. Jin Kang tenta repelir de todas as formas seus sentimentos não só por Moo Young ser namorado de sua amiga como também por ela nunca ter acreditado no caráter do rapaz.


Seung-A acaba perdendo a vida em um acidente que se envolve junto com Moo-Young e seu ex noivo e a falta de emoção que Moo-Young demonstra com a perda na namorada é assustadora, mas não o enxergo como responsável pelo acidente. Esse comportamento de Moo-Young inconsequente, fazendo jogos com a vida das pessoas nos leva a crer que ele é um sociopata ou mesmo um psicopata. Nos faz refletir a série inteira o que aconteceu com o rapaz para ele se tornar assim. 


Nesse meio tempo o irmão da Jin Kang, Yoo Jin Gook, que é um policial está investigando um caso de homicídio em que Moo Young passa a ser o principal suspeito. Jin Gook que é um irmão protetor e carinhoso tenta de todas as formas afastar sua Jin Kang da convivência com Moo Young.


Os momentos de interação de Jin Gook com Moo Young me incomodaram um pouco, achei o policial muito passional, acredito que por ver sua irmã envolvida com Moo Young. Jin Gook demonizou o rapaz e fiquei esperando alguma revelação absurda em relação ao passado dele para justificar o policial dizer que ele não é humano, só que essa revelação não vem.


Com o desenrolar do dorama vamos vendo a evolução do relacionamento do Moo Young com a Jin Kang e o passado de ambos vão sendo desvendado e como a Coréia adora esse tipo de clichê, é claro que o passado deles está interligado.


É nesse momento da história que meu coração começa a se despedaçar, Jin Kang com uma grande sensibilidade consegue enxergar Moo Young por trás dessa casca que ele se esconde, diz que não aceitará que ele seja um homem ruim e ele pede ajuda para se tornar uma pessoa boa (já pode pegar a caixa de lenços). 


Até aqui já conseguimos imaginar que algo muito sério aconteceu no passado de Moo Young, mas eu não estava preparada para tanta tragédia. Essas revelações demoram para acontecer, acredito que não antes do episódio 12, então é construída essa imagem de rapaz sem empatia, que gosta de viver no limite ao longo de toda a série e quando vai chegando no últimos episódios vem o tombo de tentar entender os motivos que levaram Moo Young a se tornar a pessoa que é.


É uma mistura de emoções que tenho certeza que vai dividir opiniões, porque aqui ou você ama ou você odeia. Eu não tenho a intenção de passar pano no comportamento do personagem, acho que ele teve várias atitudes duvidosas e erradas, mas a única coisa que consegui sentir foi pena. Muita pena!


De início já dá para perceber que não teremos um final feliz e a tragédia é anunciada. Mas como não se penalizar com um menino de 5, 6 anos que deixa um hospital sem rumo, à procura de sua família usando apenas um casaco muito maior que ele??? (lágrimas rolam aqui facilmente). Achei sinceramente que Moo Young foi a maior vítima da história. Ele foi rodeado de adultos omissos, que nada fizeram para ajudar uma criança perdida e desamparada. Seja o irmão da Jin Kang, Jin Gook, seja o psiquiatra do hospital e até o policial que escorraçou o garoto da delegacia quando foi procurar ajuda. Uma criança que não sabia nem informar o nome dos pais!!! Quão absurdo isso é?!?!


Preciso fazer uma consideração sobre o policial Jin Gook, irmão da Jin Kang. Eu fiquei muito incomodada com a condução dele de todo o caso, tanto da investigação do homicídio quanto das suspeitas dele em relação ao Moo Young. Quando ele desconfiou que o Moo Young poderia ser a criança que ele procurou no passado, na minha humilde opinião, acho que ele deveria ter sido mais pró ativo. O pânico que ele teve de ver sua irmã se relacionar com o Moo Young era por saber do seu passado ou por considerar o rapaz perigoso, um perdido sem sentimentos? Já que ele carregava tanta culpa pelos seus atos no passado, ele não deveria ter tido um olhar mais generoso pelo Moo Young? Fiquei com esses questionamentos. 




Esse dorama é extremamente complexo e difícil de definir. Sem dúvida é um drama que desperta diferentes emoções nos espectadores e falar sobre ele é uma missão árdua. Porém mesmo sabendo que minha opinião não será unanimidade e que outras pessoas vão ter uma visão completamente divergente da minha eu resolvi escrever essa resenha para colocar para fora os sentimentos que me afloraram enquanto assistia o drama.


'O Sorriso deixou seus olhos' vai se transformando ao longo dos episódios de um thriller de suspense em um drama complexo e cheio de nuances. O desenrolar da história surpreende e conforme os segredos são revelados é ‘eita’ atrás de ‘eita’. E para concluir, as perguntas que ficam e nos fazem refletir são: Nosso passado nos define? Podemos justificar nossos atos presentes em traumas vividos? É possível mudar nossa história e não repetir os erros de nossos pais?  Até que ponto somos vítimas de outras pessoas? O amor é capaz de superar tudo?


Como toda resenha que faço, termino indicando uma OST (vamos combinar que se tem uma coisa que a Coreia arrepia são nas trilhas sonoras! Socorro!) e nessa não seria diferente fica a dica da OST Lost da Ahn Ji Yeon a música embala cenas muito tocantes. 



Resenha escrita por Patty 💜


Patty
Patty

O blog Céu Asiático é o cantinho para indicação de doramas e de tudo que é viciante no mundo asiático. Por favor, não deixem de acompanhar as novidades do blog.

Um comentário: