SOUL MECHANIC - PRIMEIRAS IMPRESSÕES

O drama “acompanha psiquiatras que acreditam que a cura é
mais que se livrar da doença, é saber lidar com ela”.

Quero falar do meu drama queridinho do momento! Sei que é cedo para ficar tão animada, mas os primeiros quatros episódios de FIX YOU demonstra que veio para ficar guardadinho no meu coração.

Eu não poderia esperar o término do drama, pois iria esquecer de várias informações essenciais, pior que isso, esqueceria de conhecimentos imprescindíveis para a vida de qualquer pessoa. Estou falando sério, indicar Fix You virou tópico de UTILIDADE PÚBLICA. 

COMO FIX YOU PODE TE CONQUISTAR EM APENAS 30 MINUTOS?

Nos primeiros 5 minutos, o drama apresenta o personagem principal, o psiquiatra Lee Shi Joon. Ele usa o humor como método de tratamento, o que remete a mesma linha metodológica de Patch Adams, retratada no filme “Patch Adams - O Amor é Contagioso”, lembra? 

As obras possuem similaridade pelo ar leve e descontraído dos personagens principais, visto até no modo de vestir e o semblante calmo e acolhedor, tudo para praticar o método psicológico chamado “rapport”. 

Rapport  é a “técnica de criar uma ligação de empatia com outra pessoa, para que se comunique com menos resistência”. É o famoso poder da empatia como método de vínculo com o paciente, abrindo brechas e possibilidade de cura. Não confunda este método com o ato do profissional ser simpático e educado, o drama deixa bem explicito que é necessário o médico embarcar nas emoções de seus pacientes para assim criar um vínculo entre ambos. 

Neste contexto que o drama apresenta o paciente Cha Dong Il, ele possui o transtorno delirante grave. Pessoas que tem essa doença acreditam que estão vinculadas a situações sem que realmente estejam, no caso em questão, o Cha Dong Il pensa que é policial, fazendo com que realize patrulhamentos, faça teste do bafômetro, aplique multas e outras atividades condizentes a profissão na cidade de Seoul. Ele fica internado no hospital, mas geralmente foge do hospital para pôr em prática essa falsa crença proporcionada pela doença. 

Ele não é o único portador de algum distúrbio psicológico, o primeiro episódio também retrata o caso da Han Woo Joo, atriz/cantora de musical que possui Transtorno de personalidade borderline (TPB). Pessoas que tem TPB vai de uma emoção a outra com muita facilidade e com uma intensidade que, muitas vezes se torna desproporcional ao fato real. A Han Woo Joo, por exemplo, não consegue dosar a sua raiva.

Viu como o drama te bombardeia de informação? 

.....

Fique tranquilo, pode ser que seja muita informação, poder ser que não goste de drama médico cheio de termos técnicos com historinha da semana, mas se der uma chance para Fix You, perceberá que é tudo dosado na medida certa, e construído para que você, assim como o Lee Shi Joon, seja inserido na realidade dos casos apresentados, e queira um final feliz para cada paciente. Para isso, você só precise assistir! 

Onde tem? Kocowa e Kingdom Fansubs

Tenho nem psicológico para essa cena!
Céu Asiático
Céu Asiático

O blog Céu Asiático é o cantinho para indicação de doramas e de tudo que é viciante no mundo asiático. Por favor, não deixem de acompanhar as novidades do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário