KOI WA TSUZUKU YO DOKOMADEMO
País: Japão
Episódios: 10
Gênero: Comédia, Romance, Drama, Romance
Sinopse: Nanase Sakura é uma enfermeira novata de 23 anos. Ela conheceu o doutor Tendo vários anos atrás e se apaixonou por ele. Para reencontrá-lo, ela estudou muito e se tornou uma enfermeira. Após 5 anos, ela finalmente encontra Kairi Tendo novamente, mas ele tem uma personalidade totalmente diferente do que ela imaginava. Tendo, que tem 31 anos, é comumente conhecido como "Rei Demônio" no trabalho. Ele é um perfeccionista de alto nível e costuma ser reto e direto sobre os assuntos com os colegas de trabalho. Sakura trabalha duro para ter reconhecimento de Tendo, e ela também expressa seus sentimentos honestamente para o mesmo. Devido à sua persistência, Sakura fica reconhecida no hospital pelo apelido de “Heroína”. Enquanto isso, Tendo cria interesse em Sakura.
OLÁ, aproveitei essa quarentena para maratonar Koi Wa Tsuzuku Yo Dokomademo, drama escolhido da nossa live (IG). Óbvio, o drama foi tratado com mais profundidade na live, mas tentarei enxugar o que foi tratado para não deixar nossos seguidores desamparados, então, siga-me os dorameiros:
O dorama começa com a Sakura pedindo para Kami-Sama (deus, em japonês) providenciar um homem decente na sua vida, pois as mulheres de sua família têm o carma de arranjar homem traste. O que me identifiquei na hora, pois temos a mesma cruz, mas, retornando.... Indo para casa, uma senhorinha passal mal no caminho, fazendo com que Sakura peça por socorro. O Tendo aparece para ajudá-la, uma vez que é MÉDICO, assim, salvando a senhorinha.
Na ocasião, Sakura, estudante do ensino médio, não somente gostou do Tendo, ela acreditou que ele fosse o seu PROMETIDO que tanto pediu à Kami-Sama. Para conseguir o seu amado, ela se torna enfermeira e entra no Hospital Geral Hiura, o mesmo em que Tendo trabalha.
Coincidência? Não! Quando mulher quer alguma coisa, ela escala montanas, mesmo que seja do Everest!
No hospital, ela se depara com Dr. Tendo, o que faz? Finge que não viu e começa a alimentar uma paixão platônica? Não, Sakura pulou o bom dia e já confessou o seu amor, isso aí que leu: DECLARAÇÃO DE AMOR no primeiro episódio, segura essa! Pena que Sakura recebe um belo NÃO na frente de todos os médicos e enfermeiros que se encontravam no local, por causa disto, é chamada de “Heroína”.
Fazendo amizades, ela descobre que o seu amado é o cão encarnado, sendo chamado de “Rei Demônio” por seu gênio forte, para não dizer grosso.
Uma heroína nunca desiste, o não já tem, só falta a humilhação. É esse clichê de protagonista doce indo atrás de chefe escroto, no ambiente médico, que consiste em Koi Wa Tsuzuku Yo Dokomademo.
Dorameiro: “Mas, eu não gosto de drama assim?”
Se não gosta deste clichê, estilo “Itazura na Kiss” e “Good Morning Call”, então aconselho escolher outro Jdrama, ou até goste, já que o drama não se compara ao nível toxicidade dos dramas citados.
Adianto que essa humilhação é na esfera profissional. Tendo é o melhor cardiologista do Hospital, como também, é o mais carrasco. Ele é impaciente, chegando a ser ríspido com alguns novatos, mas não é uma pessoa grossa em sua totalidade, na verdade, é bem humanitário e tem uma postura profissional correta, além de ser zeloso e compreensível com os seus pacientes.
Não o vejo como uma pessoa amarga, mas é nítido que é fechado socialmente, tendo olhos só ao trabalho. A justifica de sua conduta é aquele clichê de traumas passados, sabe, a do macho alfa que só virou o que é, pois ficou abalado por algumas desgraças do passado.
Quem é dorameiro macaco velho deve ter notado que este tipo de personagem convivendo com pessoas doces, boas, atrapalhadas, ingênuas, inexperientes, não acaba em boa coisa. Pois é, nossa heroína sofre um bocado nos primeiros episódios, sofrendo mijada atrás de mijada, tanto que aprendi uma nova palavra em japonês, o “baka” ("idiota" em japonês).
Mas, de todos os puxões de orelha, a único sermão que me deu dó foi a do “você não seve para ser enfermeira, só atrapalha”, isso na frente de todos. Sabemos que é “normal” presenciar ou passar por tais momentos no ambiente de trabalho, aliás, situações humilhantes como estas, quando repetidas e prolongadas, pode caracterizar assédio moral, e vendo isso no drama, incomodou bastante.
Como de costume, Sakura engole o choro e continua insistindo no Dr. Tendo, é notável que ela não tem vergonha de expressar suas emoções, isso é admirável. Ela faz jus a confissão de amor do primeiro episódio e vai jogando as indiretas em cada oportunidade encontrada, seguindo a lógica da água mole em pedra tanto que bate até que fura.
STOP!
Eu quero pontuar coisas boas e ruins do drama. Um texto corrido não é muito didático para explicar. Só que não explicarei sobre os demais personagens, creio que não acrescentará em muito coisa sobre o que pontuarei, como também, a noção do drama não será prejudicada porque eu não falei de personagem E ou F.
1. ROMANCE QUE NÃO TEM ENROLAÇÃO, MAS SIM PEGAÇÃO.
Não é porque o drama tem apenas 10 episódios que significa que não conheça a palavra embromação! Muitos dramas tentam prender o telespectador até o último segundo, mesmo que precise te enrolar. O meu receio era dele ser aquele drama em que o protagonista protege e sente ciúme pelos cantos, mas confissão e namoro que é bom, só no último episódio. Não é o caso de Koi Wa Tsuzuku Yo Dokomademo, pelo menos na questão do namoro.
No episódio 05, o namoro desenrola, e a iniciativa partiu do Tendo, aliás, quase tudo parte dele, inclusive, os beijos do drama que não SÃO POUCOS, benzadeus. Kami-Sama mexeu nos pauzinhos e fez com que não faltassem beijos nesta relação, mas quem negaria um beijo do Dr. Tendo? Quem nega, nem é gente.
Sob ponto de vista amoroso, o romance nem chega a ser abalado por secundários, pois tanto Tendo e Sakura não tinham inseguranças sobre os seus sentimentos. Dependendo dos personagens, os foras dados faziam sentir pena, pois temos aquele personagem do bem que tem sentimentos sinceros pela protagonista e que está lá só para sofrer. Deveria ser crime inventar papéis assim.
2. A PRESENÇA DE TAKERU SATOH
Esse monumento é de abalar estruturas! Neste drama... é sedução em abundância. Eu tentei até encontrar outros doramas de romance em que ele fosse protagonista, mas sem sucesso. Espero que ele invista mais em dramas de romance.
Apesar de Tendo ser arrogante e introspectivo, no decorrer do drama, o seu relacionamento faz com que a sua arrogância desapareça. Vamos ser sinceros, se ele continuasse maltratando a sua namorada, o personagem seria um lixo total.
Nos primeiros episódios é a Sakura que declara o seu amor, mas não demora muito para Tendo começar a ficar derretido, mesmo que o seu orgulho não deixe transparecer isso. Prepare-se, Tendo é a pura tentação em pessoa, melhor, ele é o personagem que atiça o fogo que dentro de você, sem nenhuma vergonha na cara. Não reclamo, só agradeço a Kami-Sama.
3. CADA PACIENTE, CADA ESTÓRIA
Como todo drama médico, o protagonismo é dividido entre os profissionais de saúde e os pacientes. O dorama passou o seu recado com maestria ao falar de humanização, e a Sakura é a personificação disso. Em determinado episódio, como resposta as frases desmotivadoras, repassa a mensagem que a falta de adaptação nem sempre está atrelado a incapacidade técnica, às vezes, a vocação esteja em outra área da profissão, só precisa descobrir (como se isso foi fácil rsrsrs).
Linda mensagem, não é? Eu só não entendi o porquê da Sakura escolher a área de pediatria, e não sair do setor de cardiologia.
Nem todos os pacientes eram bondosos, um em especial, quase abalou a relação do casal. Kamijo Chikashi, interpretado pelo Kiyohara Sho, era um personagem rico, mimado e solitário que usa dinheiro e influência para conseguir o que quer. Não precisa de muita coisa para saber a sua função no dorama, boa gente que não é.
4. ROMANCE SECUNDÁRIO MAL EXPLORADO
Sabe o personagem forever alone? Bem, tem na trama e preenche todos os requisitos existente em dramas: É doce, encoraja a protagonista, não é egoísta, não é possessivo e ciumento, mais ajuda o casal do que a si mesmo, é querido por todos, é o genro que minha mãe pediu. Só que o personagem em questão teve sorte, ele também recebe uma declaração de amor nos últimos episódios.
Era um casal muito querido por mim, falo os motivos:
- O casal tinha química (nota pelos olhares), combinavam de tal forma que eles tinham peso de ser protagonista de qualquer drama, não estou brincando.
- A moça não caiu de paraquedas na vida dele. Ela nutria um amor por ele faz tempo, só não tinha tanta atitude, pois ele estava honrando o papel que lhe foi dado, o de sofrer por alguém que não te quer.
Só que essa expectativa criada foi jogada no chão, não obstante, foi cuspida, pisada e jogada nos mares da lamentação.
Dorameiros, o forever alone corresponde a esse amor NOS ÚLTIMOS MINUTOS DO ÚLTIMO EPISÓDIO, olha que o dorama tem passagem do tempo, então, nas minhas contas, ele se fez de difícil por meses.
Quando a relação engata, nem rolou pedido de namoro, foi tipo: “Olha, parei de fazer cú doce, vamos sair? ”.
Um romance desperdiçado! Os outros romances menos interessantes tinham quase 10 minutos em tela em todo episódio. O arco chato da irmã do Tendo dava para ser encurtado e abrir espaço para o segundo romance mais esperado. Pensa comigo, ele foi rejeitado na metade do drama e recebe a confissão de amor três episódios depois, ou seja, ainda restavam dois episódios para a trama explorar essa relação, nem isso fez.
A TBS mão de vaca, só deu migalhas, sendo que a única cena deles como casal acontece quando os créditos já estavam subindo. Eu não tenho sanidade mental pra lidar com isso.
HÁ UM RELACIONAMENTO TÓXICO EM
KOI WA TSUZUKU YO DOKOMADEMO?
Não posso dizer que Tendo seja um príncipe, pois ele não é, inclusive, entenderei caso algum dorameiro diga que não gostou do drama. MAS, ele não é um Ming Si (Meteor Garden) da vida também.
Vamos relembrar o drama, para situar-se do nível radioatividade. Meteor Dramas é o pior exemplo de relação tóxica que cheguei a presenciar em dramas. Aquela cena em que ele INTIMIDA a protagonista, fez com que tivesse ranço por todas as suas versões.
É um perigo indicar dramas que naturalizam a agressividade e apostam na mudança e redenção do protagonista. Acredito que não se pode passar pano, o dorameiro tem toda liberdade de gostar do que quiser, mas ele precisa ser sincero com os seus gostos, e buscar não absolver os pontos negativos para a sua vida social. Sabe-se que a realidade é bem diferente.
Não julgo nenhum fansub que lance dramas assim, pois é incontável os exemplos de dramas similares traduzidos, inclusive, a primeira temporada de Well Intended Love também deu o burburinho similar.
A crítica vale para dramas de toda nacionalidade, olha só essa cena, se isso não é abuso sexual, meu nome é francisquinha:
Voltando ao tema principal, o que incomoda em Tendo é a sua “indelicadeza” na esfera profissional. Só quem passou por chefes brutos sabe que cenas como estas doem demais. Então, não sei se o drama tem, de fato, uma relação tóxica amorosa.
Quando a trágica relação enfermeira-médico não se faz mais presente, nota-se que aquele incomodo também desparece, talvez seja por mostrar que Tendo é um chefe tóxico, e não um péssimo namorado.
Imagine, se a Sakura tivesse reencontrado Tendo em outro ambiente (se eles não tivessem no mesmo setor), a relação deles seria mais leve. Bem, sem esse detalhe não teria estória também hehehe. Mas, não vou montar outro enredo, o que menos quero é amenizar as ações do protagonista, a ideia central deste tópico é justamente o oposto.
Vendo por outro lado, o foco do drama mira também no amadurecimento de Sakura, então, como todo clichê de superação, os puxões de orelha eram necessários para o crescimento profissional dela.
Não vamos se prender a clichês neste tópico, vamos pensar além. O apelido Rei Demônio não veio do nada. É por seu perfil arrogante que fez ser o terror do setor cardiológico, nenhum novato deseja trabalhar ao lado de uma pessoa que não tem paciência com erros de pessoas inexperientes, pior ainda, se for o seu chefe.
Ao que foi presentado, rola certa agressividade nas palavras de Tendo, não tem como negar, o que faz refletir:
Você ficaria com o um "Rei-Demônio" no trabalho?
O termo "Rei-Demônio" pode ser substituido por qualquer pessoa que já te tratou grosseiramente. Acredito que muitos vão dizer não, mas, na prática, muitas mulheres já se relacionaram com pessoas que lhe fizeram mal.
Na vida real, o fato do parceiro ser encantador como namorado/marido, não apaga as péssimas memórias que ele lhe proporcionou no passado, dependendo da situação em que foi submetida. Cabe a você notar os sinais de um relacionamento tóxico.
No caso do Tendo, por pura sorte (chamado roteiro), sua "redenção" aconteceu por ser um namorado que apoia imensamente o crescimento de sua amada, isso fica nítido nos últimos episódios.
Será que o lado arrogante de Tendo desapareceu mesmo?
O drama foca na sua relação com a Sakura, mas nada garante que ele não maltratará os próximos novatos do hospital. O fato dele ser um namorado que apoia a sua amada não influi em muita coisa, ele pode ser o tipo de pessoa que é um amor em casa, e no trabalho é o demônio encarnado.
Sei que esse não é o foco de Koi Wa Tsuzuku Yo Dokomademo, é uma comédia romântica apesar de tudo, mas, na vida real, a redenção que acredito é feita por convicções morais, éticas e religiosas, e não por baia de saia.
Conclusão: O casal principal de Koi Wa Tsuzuku Yo Dokomademo é encantador, tendo suas melhores cenas nos 5 últimos episódios, pena que os romances secundários não conseguiram ser desenvolvidos de forma equilibrada, mas não tira o brilho do jdrama. Por ser muito clichê, ele não é entrega nada de novo, o que não quer dizer não tenha o seu valor. Como dito, o amor do dorameiro advém por bons enredos e interpretações, incluindo os dramas feijão com arroz - simples, agradável e feito na medida certa.
OST
HIGE DANdism - I Love...
O dorama está disponível no New Waze & Perfect Zect, a tradução está uma maravillha, não tem erros ortográficos nas legendas, raw em HD, as fontes da legenda boas para ler sem dificuldade. Vejam por lá, sem medo ser feliz.
Texto escrito por Santa Bê
Que pena só terem 10 episódios!
ResponderExcluirJá entrei nesse site mas não consegui é uma pena mas vou procurar até achar.
ResponderExcluirhttps://www.tokufriends.net/2020/04/tokutube-koi-wa-tsuzuku-episodio-01.html?m=1
ExcluirEu assistir por aqui os episódios que não aparecer ao copiar o link só apagar e colocar o número do epsodio ao qual você quer ver. onde está escrito episódio 01 ai você vai colocando os epsodios seguintes para assistir. 😙
https://www.tokufriends.net/2020/04/tokutube-koi-wa-tsuzuku-episodio-01.html?m=1
ExcluirEu assistir por aqui os episódios que não aparecer ao copiar o link só apagar e colocar o número do epsodio ao qual você quer ver. onde está escrito episódio 01 ai você vai colocando os epsodios seguintes para assistir. 😙